Costa do Marfim: Pelo menos 15 mortos em tiroteio em estância turística

Vários disparos de armas de fogo foram efetuados, há cerca de uma hora, na estância turística de Grand-Bassam. As agências internacionais falam em 15 mortos Imagem: Lusa/DR

Vários disparos de armas de fogo foram efetuados hoje na estância turística de Grand-Bassam. Segundo a imprensa francesa, há pelo menos 15 mortos. Atiradores gritaram “Allahu akbar” (Alá é grande).

Vários disparos de armas de fogo foram efetuados hoje numa estância turística em Grand-Bassam, na Costa do Marfim, frequentada por turistas ocidentais, disseram testemunhas à Agência France Presse. Segundo a francesa TF1, há pelo menos 15 mortos e pelo menos cinco serão europeus.

Forças de segurança locais e francesas estão no local para tentar encontrar os atiradores, que já terão fugido (segundo as testemunhas citadas pela TF1) das imediações do hotel Etóile du Sud.

Segundo informações citadas pelo The Telegraph, uma das vítimas mortais será uma criança de 5 anos de idade.

Segundo a agência Bloomberg, os autores dos disparos são dois homens que usavam máscaras de esqui e, enquanto abriam fogo sobre os hóspedes do hotel, gritavam “Allahu akbar” (Alá é grande), segundo informação de várias agências noticiosas. Existem notícias de que seriam quatro e não dois os autores dos disparos.

O hotel de Grand-Bassam fica a 40 quilómetros da capital do país, Abidjan.

Grupos ligados à Al-Qaeda já mataram mais de 50 pessoas em ataques a hotéis localizados nas capitais do Mali e do Burkina Faso desde novembro. A Costa do Marfim está em alerta máximo desde essa altura e foi recentemente avisada pelas autoridades francesas sobre o risco de um ataque. (Agência Lusa – AFP e Observador)

por Edgar Caetano

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA