Chefe de Estado fala de cooperação com embaixador da Itália

Presidente José Eduardo dos Santos (Foto: Francisco Miudo)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu em audiência hoje, quinta-feira, no Palácio Presidencial , em Luanda, o embaixador da Itália, Giorgio Di Pietrogiaco, com quem abordou aspectos relacionados com o estado da cooperação, política, económica e diplomática entre os dois países.

As relações de cooperação existentes entre Angola e a Itália tiveram o seu início em 1977, com a assinatura de um Memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, ao que se seguiram a subscrição de vários outros instrumentos jurídicos.

Abordado pela imprensa após o término do encontro que simbolizou os cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado angolano por parte do diplomata italiano em fim de missão de dois anos a República de Angola, Giorgio Pietrogiano referiu que durante estes 40 anos as relações de cooperação entre ambos países estão “num alto patamar e que deram um salto qualitativo nos últimos dois anos”.

Referiu que o facto de Angola ter extraordinários recursos e a Itália possuir um “know how” histórico, existem todas as condições para se prosseguir o desenvolvimento das relações de cooperação em vários sectores entre Angola e Itália, com principal destaque no domínio da agricultura.

Giorgio Di Pietrogiaco, que doravante abandonará a carreira diplomática com passagem a reforma, anunciou ainda a vinda no final deste ano a República de Angola, do Presidente italiano, Sérgio Mattarela, no quadro do reforço da cooperação entre ambos países .

Angola é hoje o terceiro parceiro comercial Sub-sariano da Itália. Em 2013, o valor total de comércio entre os dois países elevou-se a 891 milhões de Euros, com 348 milhões de Euros feitos através das exportações Italianas.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabeleceram-se as relações diplomáticas entre os dois Estados.

Cooperam nos ramos da indústria, agricultura, pescas, comércio, transportes, defesa e segurança.

A Itália é uma uma República parlamentar unitária localizada no centro -sul da Europa (Europa meridional). Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovénia ao longo dos Alpes.

O território do país abrange cerca de 301 338 quilómetros quadrados e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 60,6 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa da Europa e a 23ª do mundo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA