Chefe de Estado angolano informado da candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU

Português António Guterres informa ao Presidente José Eduardo dos Santos, sobre candidatura a SG DA ONU (Foto: Francisco Miudo)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi informado hoje, quinta-feira, em Luanda, do processo de candidatura de António Manuel de Oliveira Guterres ao cargo de secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A informação foi dada a conhecer pelo próprio candidato, António Guterres, durante a audiência que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu hoje, no Palácio Presidencial, ao diplomata, que já foi primeiro-ministro português.

Abordado pela imprensa, no final, António Guterres afirmou que o encontro com José Eduardo dos Santos serviu para apresentar o programa da sua candidatura ao mais alto cargo daquela organização mundial.

“Para mim é muito importante ter Angola logo no princípio desta candidatura, pois sou um velho amigo admirador dos angolanos”, sublinhou.

Manifestou, por outro lado, a sua satisfação pelos desenvolvimentos alcançados em Angola, tendo de igual modo enaltecido o papel de “grande relevo” na comunidade internacional.

“Angola é membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas e tem tido intervenções de grande importância (…) nomeadamente nas questões dos Grandes Lagos, protecção da mulher e situações de conflitos”, referiu , António Guterres, acrescentando que é “um país de grande influência e importância para o futuro do continente africano”.

António Manuel de Oliveira Guterres, nascido a 30 de Abril de 1949, é engenheiro e político, que já foi primeiro-ministro de Portugal no período 1995/2002 e secretário-geral do Partido Socialista em 1992.

Na sua carreira política exerceu também o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados entre 15 de Junho de 2005 e 31 de Dezembro de 2015.

Em 2016 Guterres anunciou a sua candidatura a secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Assuntos Angola ONU Presidente da República
Leia também

17/03/2016 10:49:11
Ex-alto comissário da ONU para os Refugiados está em Angola

Luanda – O antigo alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres chegou na manhã de hoje, quinta-feira, a Luanda, para pedir o apoio de Angola à sua candidatura a secretário-geral desta organização internacional, apresentada recentemente em Lisboa (Portugal).
16/03/2016 15:25:15
Sobreviventes namibianos querem visitar Kassinga e Tchetequera

Windoek – Uma delegação de sobreviventes namibianos dos massacres ocorridos em Kassinga (Huíla) e Tchetequera (Cunene) reuniram-se terça-feira, em Windhoek, com diplomatas da embaixada angolana, na perspectiva de visitar aqueles locais, informou à Angop fonte diplomática.
16/03/2016 14:09:32
Japão manifesta satisfação pela presidência angolana no Conselho de Segurança

Luanda – A presidência angolana no Conselho de Segurança das Nações Unidas tem sido vista com satisfação pelas autoridades japonesas que manifestaram este facto durante uma audiência concedida esta quarta-feira, em Luanda, pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, ao enviado especial do primeiro-ministro Japonês, embaixador Ken Shimanouchi. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA