Brasileiros fazem protesto ‘anticorrupção’ em Munique

(Foto: Paulo Brito)

Com faixas de apoio às investigações da Operação Lava Jato, grupo reunido na capital da Baviera pediu que brasileiros vão às ruas neste domingo. “Apoio internacional contra a corrupção”, diz um dos cartazes.

“Alô, Brasil, amanhã faça sua parte” é uma das mensagens dos cartazes levantados por cerca de 50 brasileiros que fizeram um protesto em Munique neste sábado (12/03) em apoio às manifestações anticorrupção marcadas para este domingo no Brasil.

Com o rosto pintado de verde e amarelo, bandeiras do Brasil e faixas com mensagens em português e alemão, os manifestantes cantaram “marchinhas”, como “Justiça seja feita, pilantrada na cadeia!”, e demonstraram apoio às investigações da Polícia Federal na Operação Lava Jato, que teve como alvo mais recente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Muita gente protestou contra o governo, por isso o maior alvo foi o PT, Dilma e Lula, mas ninguém demonstrou apoio a outros políticos controversos, como Aécio Neves, Eduardo Cunha e Renan Calheiros”, conta o administrador Vinicius Toporcov, um dos organizadores do protesto.

Pedestres pararam para filmar e tirar fotos do grupo, que cantou o Hino Nacional na praça Rindermarkt, no centro de Munique. “Pedimos desculpa. Estamos remodelando nossa política. Apoio internacional contra a corrupção”, dizia uma das faixas. “Fizemos um protesto apartidário com o intuito de usar a democracia contra a corrupção. As mensagens e as músicas são focadas não só nos políticos corruptos, mas também no comportamento brasileiro, como o famoso ‘jeitinho'”, diz Vinicius.

Outros protestos na Alemanha

Neste domingo, brasileiros vão se reunir em pontos distintos de Berlim. Um grupo vai protestar em frente à sede da Embaixada do Brasil na Alemanha e outro se concentra na praça Potsdamer Platz.

“Vamos exigir cadeia para todos os corruptos e corruptores do nosso Brasil!”, diz a página do evento no Facebook. Brasileiros também marcaram uma manifestação no centro de Frankfurt. (DW)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA