Bié. Retomado fornecimento de água potável à cidade do Cuito

Bié: Abel Guerra Paulo - Director Provincial da Energia e Águas (Foto: Rosário dos Santos)

O fornecimento de água potável às populações da cidade do Cuito, paralisado há sete dias devido a uma avaria na tubagem de transportação, foi retomado quinta-feira, informou hoje, sexta-feira, no Cuito, o director provincial da Energia e Águas do Bié, Abel Guerra Paulo.

Em declarações à imprensa, Abel Guerra Paulo afirmou que o abastecimento de água a nível da capital biena foi interrompido devido a uma rotura na rede transportação de água para o centro de distribuição provocado pela ravina, como consequência das constantes chuvas que se abatem sobre a região.

“Depois de uma semana, o fornecimento de água potável as populações da cidade do Cuito, foi reposto, estando actualmente a decorrer os trabalhos da reposição dos danos da conduta de água”, frisou.

Pontualizou igualmente que, o governo da província do Bié continua a trabalhar no sentido de aumentar o fornecimento de água potável à população, através da implementação de novos programas, sendo intenção fazer com que a maior parte da população beneficie de água potável e evite algumas doenças provocadas pelo consumo de água imprópria, visando que ade pessoa beneficie entre 80 a 150 litros de água dia, segundo o estabelecido pelas Nações Unidas.

O abastecimento de água à cidade do Cuíto é feito através de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável construído no quadro do programa “Água Para Todos”, desde 2010.

O sistema do Cuito possui uma captação com açude de 3,1 metros de altura, 28,1 metros de comprimento, com capacidade de bombear sete mil metros cúbicos por dia, em cinco mil ligações. O fornecimento é assegurado por um tanque de armazenamento com capacidade de quatro mil metros cúbicos, e abastece água potável a 59 chafarizes instalados nos bairros periféricos da cidade do Cuito. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA