Bié: População da embala Caiuva recebe certificado de utilização de terra

José Fernando Chatuvela - Vice-governador do Bié para os serviços técnicos e infra-estruturas (Foto: Bartolomeu do Nascimento)

Os habitantes da embala Caiuva, no município do Andulo a 130 quilómetros norte da cidade do Cuito, receberam neste sábado, o título de certificado de utilização de terra, numa cerimónia orientada pelo vice-governador da província do Bié para os serviços técnicos e infra-estruturas, José Fernando Chatuvela.

Na ocasião, o responsável disse que a comunidade embala Caiuva, acaba de ganhar o título de outorga, de cerca de 900 mil e 76 hectares de terras, salientando que tal documento permitirá a utilização da terra em benefício da população.

O vice-governador pediu ainda as comunidades para não se deixarem enganar por pessoas que queiram parcelas de terras, influenciando os habitantes venderem as suas parcelas.

Referiu que, o diagnóstico rural participativo, levou a que o governo reconhecesse a necessidade de proceder a certificação de terra para que a população da embala Caiuva possam explorar, sobretudo para actividade da agricultura.

“Ninguém está autorizado a vender uma parcela de terras, tendo sublinhado que quem quiser primeiro deve reunir todos os membros da Comunidade”, referiu.

Participaram no processo de certificação de terra, administração municipal do Andulo, direcção provincial da agricultura e desenvolvimento rural e o instituto Geográfico e Cadastral de Angola (IGCA), respectivamente.

A embala Caiuva tem uma população estimada em 516 habitantes, é fértil para a pratica da agricultura, dista a 23 quilómetros da sede Municipal do Andulo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA