Banco nacional vai reforçar papel de autoridade cambial

Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe Duarte da Silva (Foto: F. Miudo)

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai reforçar o seu papel como autoridade cambial, regulamentadora do sector monetária e de supervisão, tendo em vista estabelecer no país um sistema financeiro mais forte e que contribua para a prosperidade das empresas e famílias.

A confirmação foi feita pelo novo governador do BNA, Valter Duarte da Silva, quando falava à imprensa hoje (segunda-feira), após ter sido empossado nas novas funções pelo Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, José Eduardo dos Santos.

“Recebemos do Presidente da República a responsabilidade de fazer do BNA uma verdadeira autoridade cambial, regulamentadora, monetária e de supervisão”, referiu o governador do banco central.

Segundo Valter Duarte da Silva, o Presidente da República quer maior prosperidade das empresas e das famílias e para tal é necessário termos um sistema financeiro mais forte.

O governador do BNA manifestou-se convicto que a missão que lhe foi confiada é divina. “É uma missão divina porque Deus quer”.

Empossado na mesma cerimónia, o ministro da Hotelaria e Turismo, Paulino Domingos Baptista, afirmou que o sector é “chave” para a busca das mais receitas para os cobres do Estado.

Considerou fundamental que sejam desenvolvidos programas para dinamizar o sector a nível interno e criar atractivos turísticos nas diferentes províncias do país, tendo em vista a obtenção de mais receitas.

Na situação actual, disse o novo ministro do Comércio, Fiel Constantino, igualmente empossado hoje, verificamos haver algumas dificuldades na evolução do comércio internamente. “Temos que identificar onde é que está o problema e encontrar as melhores soluções”.

No sector do Urbanismo e Habitação, a nova titular da pasta, Branca Neto do Espírito Santo, defende um diagnóstico ao sector e o redimensionamento dos programas.

Segundo a governante, é necessário criar condições para que o Programa Nacional de Urbanismo e Habitação seja concretizado.

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concedeu posse, nesta segunda-feira, em Luanda a governantes nomeados a 04 do corrente mês, entre os quais cinco ministros, dois governadores (um do BNA e outro provincial), bem como quatro vice-governadores provinciais. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA