Associação Provincial dos estudantes realiza palestra em Cacuaco

Estudantes e Professores durante uma palestra (Ilustração) (Foto: Edilson /Huanbo)

Uma palestra sob o tema a Importância da mulher na luta de libertação nacional foi realizada no Instituto Médio Politécnico de Cacuaco, cerca de 18 quilómetros ao Norte de Luanda, sob a égide da Associação Provincial dos Estudantes de Luanda (APEL).

Em declarações à imprensa, o presidente da agremiação, Hélder Silva, disse que a actividade se insere no programa das actividades alusivas ao Março Mulher, onde se enfatiza a participação da mulher na luta de libertação nacional, no quadro do desenvolvimento social, mulher dona do lar, mulher gestora, bem como a interacção das jovens no desenvolvimento do país.

De igual modo, disse que a eliminação de todas formas de descriminação do género onde todos são iguais nas escolas, com direitos e deveres de aprender e a cumprir para o desenvolvimento da nação angolana.

Para o resgate dos valores morais e cívicos disse que têm muito a aprender, por isso tem sido realizadas palestras sobre juventude e cidadania nas escolas abordando a participação dos alunos na comunidade, na sociedade, o respeito pelos símbolos nacionais, respeito pelas autoridades, e no quadro do funcionamento da APEL; possui uma área que se responsabiliza na valorização das conquistas e dos valores morais, cívicos e patrióticos.

A prelectora, Esperança Correia, disse que foi muito interessante a participação dos estudantes na medida em que fizeram perguntas dentro do tema e outras transversaise foram respondidas com clareza.

Disse ainda que actualmente a mulher tem estado cada vez mais interessada em trabalhar para o desenvolvimento do país.

Algumas estudantes disseram à Angop que foi interessante a palestra na medida em que aprenderam que a contribuição da sociedades não é apenas para os homens mas também com as mulheres, porque antigamente os homens achavam que a mulher não devia trabalhar e que o seu o lugar é na cozinha e cuidar dos filhos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA