António Guterres em Paris

Antonio Guterres, antigo Alto Comissário das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR). (REUTERS/Ali Hashisho)

O PS vai cortejando o CDS com elogios, para gerar ciumeira na “caranguejola” de direita. Os centristas admitem as tentativas de sedução, mas não se metem na “geringonça”. A janela está semi-aberta.

António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal e antigo Alto Comissário das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR), está esta quinta-feira em Paris para participar num colóquio sobre as movimentações das populações no século XXI.

A iniciativa Universidade da Paz vai decorrer desta quinta-feira até sábado sob o lema “Paz e Migração: Pensar no Mundo de uma outra forma”.

Vários colóquios e reuniões vão decorrer na Cidade Universitária Internacional no Sul de Paris para debater sobre os desafios para a migração no século XXI, a política de acolhimento e de integração, e as culturas do viver bem juntos.

Esta quinta-feira à noite na ‘Casa Heinrich Heine’, a casa da Alemanha, decorre o colóquio sobre as movimentações das populações no século XXI. A presença mais notada deste colóquio é de António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal e antigo Alto Comissário das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR).

De referir que o Embaixador de Portugal em França, José Filipe Moraes Cabral, também estará presente.

António Guterres em campanha para a ONU

O político está também, actualmente, a promover a sua candidatura para o cargo de Secretário-Geral da ONU que conta com o apoio do Governo português que formalizou a candidatura.

Além de Portugal, António Guterres esteve presente em Angola para tentar garantir o apoio do presidente José Eduardo dos Santos.

De referir, por último, que o processo de candidatura terá início na terceira semana de Abril com as audições perante os Estados-membros.

O conselho de segurança da ONU vai depois começar a analisar as candidaturas para o cargo durante o mês de Julho. O candidato escolhido será apresentado à assembleia-geral e será submetido à votação numa resolução que ainda não tem data marcada. (RFI)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA