Angola/Rússia reúnem Comissão Mista em Abril

Embaixador extraordinário e plenipotenciário da federação Rússia, Dmitri Lobach, em declaração a imprensa após encontro com Vice-presidente da república, Manuel Vicente. (Foto: Pedro Parent)

A 4ª Sessão da Comissão Mista Económica Bilateral Angola/Rússia terá lugar entre 14 e 15 de Abril próximo, em Luanda, para perspectivar novas áreas de cooperação, avaliar e reforçar o grau de cumprimento das parcerias já existentes.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, à imprensa, pelo embaixador da Rússia em Angola, Dmitri Lobach, à saída de um encontro com o Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, que passou em revista o estado actual da cooperação bilateral e económica.

“Esperamos que deste encontro saiam bons resultados e estamos em preparação activa da mesma com responsáveis do ministério angolano das Relações Exteriores e Geologia e Minas”, informou.

De acordo com Dmitri Lobach, um dos temas mais importantes desta comissão mista será a consolidação das bases jurídicas entre Angola e a Rússia.

“Estamos a finalizar os projectos dos acordos bilaterais entre, os quais ligados ao projecto de exploração de espaço cósmico para fins pacíficos, equivalência dos graduados no sistema académico, transportes marítimos, pescas e agricultura e também acordos ligados aos ministérios da Indústria e Justiça”, avançou.

Ao referir-se ao volume das trocas comerciais entre Angola e Rússia, o embaixador da Rússia revelou que as mesmas atingiram em 2015 um valor de 250 milhões de dólares americanos, um aumento que considerou significativo em relação a 2014, que foi de 50 milhões de dólares.

“Queremos que a cada ano as cifras em termos de trocas comerciais se elevem”, salientou. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA