Angola propõe 23 de Março Dia de Libertação da África Austral

(Foto: Pedro Parente)

Angola propõe a data de 23 de Março como Dia de Libertação da África Austral, assunto que está na agenda da reunião do Conselho de Ministros da SADC, aberta nesta segunda-feira em Gaberone, Botswana, soube a Angop de fonte diplomática.

De acordo com a informação, os chefes das delegações da Tanzânia, Namíbia e Seicheles ao usarem da palavra, reconheceram a importância da data e da Batalha do Cuito Cuanavale (na província angolana do Cuando Cubango) para o fim do Apartheid na África do Sul.

Argumentaram que aquele facto viria abrir caminho para a independência da Namíbia e de uma nova realidade sócio-política, voltada para a paz e estabilidade em toda a região da África austral.

A proposta de Angola, no entanto, vai ser analisada pelos países membros até 30 de Abril, devendo a decisão final ser conhecida em Julho, durante a próxima reunião do Conselho de Ministros da SADC, adianta a fonte.

Angola está presente no evento com uma delegação chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, acompanhado pelos secretários de Estado do Orçamento, Alcides Safeca, da Indústria, Kiala Gabriel, e dos Transportes, José João Kuvingua.

A secretária nacional da SADC, Beatriz Morais, também participa nesta reunião de dois dias, que está a analisar o orçamento da organização, as contribuições dos países membros e os projectos com financiamento dos parceiros.

Na agenda deste Conselho de Ministros deverão também ser analisadas as candidaturas da organização, ao cargo de presidente da Comissão da União Africana, visto que a sul-africana Dlamine Zuma não deseja continuar à frente do órgão. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA