Angola goza de credibilidade em matéria de direitos humanos

Rui Mangueira - Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos (Foto: Clemente Santos)

Angola goza de credibilidade das instituições internacionais sérias em matéria de direitos humanos, por isso não consta da lista de países vistoriados pelas Nações Unidas neste segmento, afirmou, segunda-feira, no Lubango, província da Huíla, o ministro da justiça, Rui Mangueira.

Em declarações aos jornalistas no final de uma visita de seis horas à cidade do Lubango, o ministro assegurou que em matéria de direitos humanos Angola vai bem, embora existam algumas situações normais de um país em desenvolvimento.

Lembrou que a avaliação que foi feita sobre Angola recentemente pelas Nações Unidas ao nível dos direitos humanos é “extremamente” positiva, “portanto, não há ao nível da comunidade internacional nenhuma condenação em relação Angola neste domínio”.

Rui Mangueira realçou que Angola não consta de nenhuma lista de países que têm que ser supervisionados em matéria de direitos humanos, as contribuições e os conselhos que têm dado ao nível do Conselho dos direitos humanos são fruto dos progressos que país tem estado a fazer.

Acrescentou que neste capítulo Angola tem sido considerado um país que está a cumprir com os pressupostos afins.

“(…) a propósito disso nós tivemos a oportunidade de convidar o alto comissário das Nações Unidas para visitar Angola, no sentido de continuarmos a cooperar no plano internacional em matéria dos direitos humanos” ,sustentou.

Durante a sua estada, Rui Mangueira manteve encontro com governantes locais, assim como participou de uma assembleia de trabalhadores do sector que dirige. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA