Angola: “Ford Figo” oferece tecnologias avançadas

O novo Ford Figo Imagem: D.R

A Ford está pronta para redefinir o segmento dos carros compactos sub-B com o lançamento do novo Ford Figo em Angola.

Oferecendo tecnologias que definem tendências, um design inteligente e níveis de espaço e conforto surpreendentes, o Figo Hatchback e Sedan elevam a fasquia na classe de carros compactos mantendo em simultâneo a reputação estabelecida deste modelo popular em termos de valor excepcional e eficiência.

O novo Ford Figo é um novo carro compacto fascinante que encantará os clientes com o seu design fantástico, tecnologia inteligente, recursos de segurança avançados, qualidade de classe mundial e motores potentes sem deixarem de ser eficientes“, afirma Tracey Delate, Director-Geral de Marketing da Ford Motor Company da região da África Subsariana.

O Ford Figo demonstra que um carro compacto não é sinónimo de sacrificar a qualidade, o design e as características, e oferece muito mais em cada uma dessas áreas do que os clientes poderiam alguma vez esperar em termos do dinheiro investido”, acrescenta Delate.

Design elegante e fascinante

O novo Ford Figo caracteriza-se por um surpreendente e elegante design que o distingue dos concorrentes. O estilo atraente resulta da linguagem de design Kinetic 2.0 da Ford, conforme vista nos novos Ford Fusion e Focus.

Ford aposta forte no mercado automóvel angolano
Ford aposta forte no mercado automóvel angolano

O visual de gama alta começa com a grelha trapezoidal distinta, complementada por um capô inclinado e faróis alongados atraentes. As linhas inclinadas do pára-brisas e Pilares-A conferem ao Figo uma aparência dinâmica distinta e são o resultado de mais de 100 horas de testes em túnel de vento e modelação digital extensiva para melhorar o desempenho aerodinâmico. Outra vantagem é uma melhor eficiência em termos de combustível e redução do ruido do vento.

Linhas grandes, curvas, fluindo da dianteira para a traseira criam uma sensação de movimento, enquanto o hatchback de cinco portas integra uma linha de tejadilho ascendente com um spoiler desportivo e uma porta traseira elegante acentuada por dois vincos distintos.

A versão sedan usa arestas nítidas e limpas para a tampa do porta-bagagens e luzes traseiras para deslizar suavemente através do ar e ajudar a reduzir a turbulência atrás do carro, reduzindo assim a resistência.

Um spoiler dianteiro sob a frente do carro aumenta ainda mais o desempenho aerodinâmico, desviando o ar da parte inferior da carroçaria onde os componentes podem criar uma resistência significativa. Os espelhos laterais são também optimizados para minimizar a resistência e reduzir o ruído do vento.

O design aerodinâmico ajuda ainda a manter os ocupantes frescos, na medida em que o fluxo de ar através da grelha é direccionado para os permutadores de calor para melhorar o desempenho do ar condicionado.

Destaques cromados e pormenores elegantes no design dos faróis acrescenta um toque de excelência incontestável para os compradores de carros esclarecidos.

Interior inteligente

O exterior elegante e sofisticado do Figo combina com um interior moderno que proporciona uma experiência extraordinária para um carro compacto. Gestão de espaço inteligente e cuidadosa cria uma cabina surpreendentemente espaçosa, enfatizando a qualidade, o conforto e a comodidade.

Elevados níveis de fabrico são evidentes em toda a cabina, com cores e materiais cuidadosamente seleccionados pelos designers da Ford para criar um ambiente requintado e de excelência. Na frente, o espaço para as pernas, líder na sua classe, oferece ao passageiro da frente espaço para se esticar, permitindo simultaneamente que os condutores mais altos consigam encontrar a posição ideal de condução.

Os passageiros transportados nos bancos traseiros apreciarão o espaço excepcional do Figo que permite três adultos sentarem-se lado a lado com bastante espaço para a cabeça e ombros.

Graças a um sistema de ar condicionado potente (com climatização automática no Titanium), os ocupantes podem desfrutar do espaço interior com um conforto ainda maior, devido ao compressor e condensador de alta eficiência. Esta unidade foi desenvolvida especificamente para climas quentes e tem a capacidade de arrefecer a cabina de forma rápida e eficazmente.

O Figo dispõe de pelo menos 20 espaços de arrumação inteligentes e comodidades estrategicamente localizados em torno da cabina. Estes recursos incluem porta-garrafas em ambas as portas dianteiras que podem conter, ao mesmo tempo, uma garrafa de1,5 litros e uma garrafa de 1,0 litro, um porta-luvas amplo suficientemente grande para caber um portátil, três porta-copos para os ocupantes dos bancos dianteiros e um recipiente prático para os passageiros dos bancos traseiros na parte traseira da consola central.

Dispõe de um tabuleiro com um tapete de borracha na consola da frente, que é ideal para conter um telemóvel, óculos de sol e outros objectos soltos.

Para guardar valores está disponível um compartimento secreto lateral ao qual só se pode aceder quando a porta do condutor está aberta.

Até 359 litros de espaço para bagagem disponível no porta-bagagens do Figo Sedan, com bancos traseiros rebatíveis aumentando a capacidade de carga e a versatilidade. Os bancos traseiros do Hatchback Trend e Titanium dispõem de uma divisão de 60/40 para uma maior flexibilidade.

Tecnologia sofisticada e inteligente

Reflectindo a necessidade crescente dos clientes manterem-se sempre ligados, o Figo dispõe de tecnologias inteligentes excepcionais que ajudam os clientes a integrarem o seu carro mais facilmente nas suas vidas digitais.

MyFord Dock oferece aos condutores uma solução única para armazenagem, montagem e carregamento de telemóveis, leitores MP3 e sistemas de navegação por satélite e para integrar estes dispositivos no sistema de entretenimento do carro. Quando não estiver a ser utilizado, esse compartimento pode ser fechado e ficar oculto.

Os clientes que procuram uma integração tecnológica ainda maior beneficiarão da instalação do SYNC®, sistema de conectividade “in-car” da Ford, como equipamento standard no Figo Titanium.

O sistema SYNC permite aos condutores interagir com seus dispositivos móveis e sistema de entretenimento através de comandos de voz, mantendo as mãos no volante e os olhos na estrada,” afirma Delate. “Através de inovações como SYNC e o MyFord Dock, a Ford está a levar tecnologias de conectividade avançadas a mais clientes, ajudando-os a manterem-se ligados.”

Nos modelos Ambiente e Trend, está disponível um sistema de áudio standard com quatro colunas que inclui uma unidade de rádio/CD com compatibilidade MP3, conectividade Bluetooth, bem como entradas USB e Aux. O Titanium tem também controlos áudio remotos no volante.

Para incentivar uma condução responsável, o novo Figo Titanium dispõe da tecnologia MyKey da Ford. O sistema MyKey permite que os proprietários programem chaves com modos de condução restritos com vista a encorajar bons hábitos, como aumentar o uso do cinto de segurança, limitar a velocidade máxima do veículo e regular o volume do sistema áudio.

Com MyKey, os proprietários do Figo podem configurar restrições significativas para condutores com menos experiência,” afirma Delate. “Por exemplo, podem activar um limite máximo de velocidade ou um alarme persistente do cinto de segurança que silencia o volume de áudio do sistema e continua a reproduzir um som até os ocupantes dos bancos dianteiros apertarem os seus cintos.”

O Figo oferece tranquilidade mesmo fora do carro graças a um alarme de perímetro. Se detectar uma tentativa não autorizada de entrada no carro, o carro acciona um alarme, os faróis e as luzes de estacionamento começam a piscar e activa um indicador de roubo no painel de instrumentos.

Seguro e com controlo perfeito

Concebido de raiz para proteger os ocupantes em caso de colisão, o Figo dispõe de uma célula de passageiros robusta criada a partir de aço de alta resistência, reforçada por airbags standard para o condutor e passageiro em toda a gama.

O Figo Titanium dispõe de seis airbags impressionantes – incluindo airbags laterais e de cortina – para um nível de protecção surpreendente.

Todos os modelos estão equipados com travões ABS com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD) como padrão, enquanto o Figo Titanium Automático integra o Programa Electrónico de Estabilidade (ESP) com Assistência ao Arranque em Subidas que pára o veículo até três segundos enquanto o pé do condutor desloca-se do travão para o acelerador.

Espírito “divertido de conduzir”

Fiel ao compromisso da Ford de oferecer uma experiência de condução divertida, o Figo foi concebido e desenvolvido para oferecer uma direcção precisa, ágil e reactiva e uma manobrabilidade estável e previsível.

Este desempenho é tornado possível graças à Direcção Assistida Electrónica (EPAS), que permite uma direcção mais leve a baixas velocidades – para estacionamento e manobras na cidade – e mais pesada, mais precisa a altas velocidades para uma maior estabilidade e confiança nas auto-estradas.

Substituindo a bomba hidráulica accionada por correia de um sistema tradicional de direcção por um motor eléctrico, o sistema EPAS permite um veículo mais silencioso, com menos componentes na força do motor de potência – ajudando assim a melhorar a economia de combustível.

O novo Figo está disponível em três motorizações, ágeis, fiáveis e económicas, incluindo os motores a gasolina de quatro cilindros de 1.2 e 1.5 litros, bem como a diesel de 1.5. O 1.2 produz 88PS de potência e 112Nm de binário, enquanto o 1.5 com maior capacidade gera 100PS e 136Nm correspondente a um ciclo combinado de consumo de combustível de 5.9 l/100km*.

Os modelos a diesel são accionados por um motor Duratorq TDCi 1.5 litros que desenvolve 100PS aliado a um excelente 215Nm. Ajustado para fornecer o binário máximo em apenas 1 750 r/min, este motor foi concebido para um desempenho ágil aliado a um consumo económico – confirmado pela classificação de consumo médio de combustível de 4.9 l/100km*.

As versões manuais possuem uma caixa de cinco velocidades, enquanto a transmissão Powershift de seis velocidades avançada da Ford está disponível no 1.5 Gasolina, em ambos os modelos, hatchback e sedan. O sistema de dupla embraiagem PowerShift combina o desempenho e a eficiência de uma transmissão manual com a comodidade de uma automática.

Características excelentes, valor excepcional

O novo Figo pode ser especificado em três níveis de acabamentos e equipamentos, começando pela linha Ambiente acessível que inclui ambos os estilos de carroçaria e opções de motor**.

Apesar de seu estatuto de nível básico, o Ambiente possui pára-choques na cor da carroçaria e luzes de nevoeiro da retaguarda como padrão, combinados com vidros fumados. Dispõe de ar condicionado manual, juntamente com o MyFord Dock e sistema de áudio com 4 colunas compatível com Bluetooth com entradas USB e Aux.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA