Angola e Japão ambicionam alargamento da cooperação bilateral

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade, recebe enviado especial do primeiro Ministro do Japão (Foto: Pedro Parente)

Aspectos relativos ao reforço da cooperação entre Angola e o Japão nos mais variados domínios foram analisados nesta terça-feira, em Luanda, durante uma audiência que o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu ao enviado especial do primeiro-ministro japonês, Ken Shimanouchi.

A informação foi prestada à imprensa pelo emissário de Shinzo Abe, no termo do encontro, que serviu também para discutir a agenda da visita oficial que o líder parlamentar angolano efectuará ao país do sol nascente, ainda este mês.

Assinalou que a deslocação de Fernando da Piedade Dias dos Santos ao Japão tem uma relevância particular, porquanto vai ocorrer no ano em que será celebrado o 40º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Angola e o Japão.

Segundo Ken Shimanouchi, que realçou a evolução da cooperação no domínio económico, a visita do presidente da Assembleia Nacional vai proporcionar o fortalecimento das relações existentes entre os dois países.

Angola e Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1976, enquanto as trocas de visitas ao alto nível tiveram início em finais dos anos 80.

A visita mais notável foi a efectuada ao Japão pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em 2001. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA