Angela Merkel vai enfrentar importante teste de eleições na Alemanha (vídeo)

(EURONEWS)

A chanceler alemã Angela Merkel enfrenta amanhã um grande teste em casa.

Três estados alemães, dois no oeste e um no antigo leste, que representam 20% dos alemães, votam em eleições que podem abalar a sua base e prejudicar a política de imigração em que apostou e transformou como seu legado.

Baden-Wuerttemberg, um reduto CDU por mais de 50 anos, é desde 2011 chefiado por uma coligação liderada pelos verdes. O atual chefe de governo, Winfried Kretschmann, que apoia a política de emigração de Merkel, está pronto anular o seu rival da CDU.

Renânia-Paltinato, apresenta-se como um estado que pode influenciar de maneira decisiva as eleições.

Aqui, Julia Kloeckner, uma carismática ex-rainha do vinho, posicionou-se como uma candidata à sucessão de Merkel, mas nas últimas semanas viu a sua vantagem diminuir, e agora a competição é feita lado a lado com Malu Dreyer do SPD.

Malu Dreyer apoia a política de imigração de Merkel, enquanto Julia Kloechner se encontra no grupo que faz oposição interna à chanceler.

Na Alta Saxónia o chefe de estado é Reiner Haseloff, da CDU, e está no poder desde 2011. Ficou popular ao propor que os desempregados trabalhem no interesse público.

Mas no estado o desemprego está acima dos 10% e as sondagens indicam que a Afd de André Poggenburg está mais forte. Sondagens mostram que a AfD conquista 19% e fica à frente dos social-democratas do SPD. (EURONEWS)

Por Luís Guita

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA