Zaire: Membros da Comissão Eleitoral no Soyo entram em funções

(Foto: João F. Cuti)

Dezasseis membros da Comissão Municipal Eleitoral (CME) do Soyo, província do Zaire, indicados pelos partidos e coligação política com assento na Assembleia Nacional, foram empossados segunda-feira, na localidade, no quadro da preparação das eleições gerais, previstas para 2017 no país.

Ao intervir na cerimónia de tomada de posse, que decorreu no anfiteatro da Escola Superior Politécnica do Soyo, o comissário da Comissão Provincial Eleitoral (CPE), Pedro Katendi, recordou que o acto surge em cumprimento da resolução da Assembleia Nacional que estabelece a nova composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e os seus órgãos locais.

Lembrou aos seus colegas que os órgãos da administração eleitoral regem-se pelos princípios e normas estabelecidas na lei orgânica do funcionamento da CNE, que prevê a sua independência orgânica e funcional, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Apelou para uma melhor interpretação das leis e dos regulamentos do órgão central, para o bom desempenho das missões a que foram confiadas.

“Acabam de prestar um juramento de fidelidade à Pátria, com o objectivo de defenderem os princípios fundamentais da constituição no cumprimento das vossas actividades”, acrescentou.

Reforçou que os olhos dos munícipes estão direccionados aos membros ora empossados, cuja actuação será determinante para conferir confiança, liberdade e transparência ao pleito eleitoral de 2017.

Participaram na cerimónia de tomada de posse membros da administração municipal, magistrados judiciais e públicos, representantes das forças da ordem e segurança interna, autoridades tradicionais, políticos, entidades religiosas, entre outros convidados.

O município do Soyo é o terceiro da província do Zaire a conferir posse aos membros da comissão eleitoral, depois de Mbanza Congo e do Nzeto, restando os do Cuimba, Nóqui e Tomboco. (ANGOP)

DEIXE UMA RESPOSTA