Zaire: Direcção da Família reporta mais de 100 casos de violência doméstica

Directora Provincial da Família e Promoção da Mulher (Foto: Pedro Moniz Vidal/Arquivo)

Pelo menos cento e 94 casos de violência doméstica diversos foram registados, em 2015, pela Direcção Provincial do Zaire da Família e Promoção da Mulher, significando uma diminuição de onze casos face ao ano de 2014.

A informação foi prestada hoje, segunda-feira, à Angop, em Mbanza Congo, pela responsável local do sector, Nzuzi Makiese, frisando que a diminuição de casos de violência deveu-se às campanhas de sensibilização e divulgação da lei contra a violência doméstica realizadas no período em balanço.

De acordo com a directora, dos casos registados, 184 foram resolvidos a nível dos centros de aconselhamento familiar, quatro chegaram às instâncias do ministério público, ao passo que a solução de outros dois casos de violência doméstica esteve a cargo do Serviço local do Instituto Nacional da Criança (INAC):

Outras ocorrências de realce enumeradas têm a ver com a fuga á paternidade, incumprimento de mesada, abandono do lar, desalojamento e privação de bens, assim como violência psicológica e física.

Segundo a responsável, no mesmo período foram realizadas 51 palestras, debates radiofónicos e outras acções para a divulgação da lei contra a violência doméstica, sensibilização sobre a gravidez precoce, entre outras temáticas afins.

A responsável aconselhou aos pais e encarregados de educação a disponibilizarem mais tempo para o acompanhamento na educação dos filhos, visando a mitigação de casos de gravidez precoce na região que considerou ser um fenómeno preocupante, mas sem avançar dados estatísticos. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA