UJES disponível a apoiar projecto de implementação do Angosat 1

HUAMBO: REITOR DA UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, CRISTOVÃO SIMÕESFoto: Júlio Vlinga)

A Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), que abrange as províncias do Huambo, Bié e Moxico, está disponível a apoiar o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação no projecto de implementação do Angosat 1.

A disponibilidade foi manifestada sexta-feira, na cidade do Huambo, pelo reitor desta universidade pública, Cristovão de Carvalho Ferreira Simões, durante a palestra sobre o tema “Angosat-1, desafios, benefícios e oportunidade para a comunidade académica”, que contou com a participação do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

Disse tratar-se de um projecto de grande importância para o país, por ser um passo decisivo que se dá para o domínio das tecnologias de informação e comunicação, rumo ao desenvolvimento sustentável do país, onde a comunidade académica é chamada a dar o seu contributo.

Lembrou que lançamento do Agosat 1 (satélite angolano), em pleno auge tecnológico de tecnologias de informação e comunicação, proporcionará grandes vantagens neste mundo globalizado, já que os cidadãos terão acesso fácil à internet e outros serviços a preços baixos.

O reitor da UJES afirmou, na sua dissertação, que o Instituto Superior Politécnico, onde aconteceu a palestra, ministra cursos de engenharias de tecnologias, entre os quais o de Electrónica e Telecomunicações, Informática e Computadores e Electro-medicina, cujos especialistas podem ser recrutados para assegurar o Angosat-1.

Disse ainda que o domínio das tecnologias de informação e de comunicação, neste século XXI, constitui uma condição indispensável para o desenvolvimento dos povos e da sua afirmação, com sucesso, na comunidade internacional.

Participaram da palestra 420 pessoas, entre membros do governo, responsáveis de instituições de ensino da UJES, professores e estudantes. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA