Secretário da CIRGL manifesta satisfação por eleições na RCA

Secretário executivo cessante da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) - Ntumba Luaba (Foto: Lino Guimaraes)

O secretário executivo cessante da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Ntumba Luaba, manifestou-se hoje (quarta-feira) satisfeito com a realização da primeira volta das eleições legislativas e presidenciais na República Centro Africana (RCA), que aconteceram a 15 de Janeiro.

Segundo Ntumba Luaba, que falava na abertura da reunião dos ministros da defesa dos países da Região dos Grandes Lagos, é fundamental que o bom comportamento do povo e dos políticos verificado na primeira volta se repita na segunda volta do pleito.

Na ocasião, o secretário executivo cessante da CIRGL fez um ponto de situação sobre o andamento do processo político/militar na República Democrática do Congo (RDC), Sudão do Sul e no Burundi, tendo considerado sob controlo, apesar de algumas tensões.

Informou que a questão do Burundi vai ser abordada na cimeira de Chefes de Estado e do Governo, na próxima sexta-feira, no quadro de um diálogo inclusivo que deverá juntar os representantes do governo burundês e outras partes envolvidas na crise que aquele país vive.

A reunião dos ministros da defesa dos países da Região dos Grandes Lagos antecede a dos titulares da pasta das Relações Exteriores, aprazada para quinta-feira próxima, dia 11.

A CIRGL é constituída por Angola, Burundi, RCA, Congo, RDC, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA