Saiba quanto vai pagar a mais por um carro novo

(DR)

O Imposto Sobre Veículos (ISV) vai subir 3% em cilindrada e 10% a 20% em ambiente, mas desce para os carros menos poluentes para incentivar a compra.

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) disponibilizou no seu site dois simuladores que permitem aos condutores e proprietários calcular quanto é que vão pagar a mais de Imposto Sobre os Veículos (ISV), que se paga na compra de um carro novo, e ainda do selo do carro em 2016. Isto porque, tal como em anos anteriores, estes dois impostos vão aumentar este ano, segundo o Orçamento do Estado para 2016.

O ISV vai subir 3% em cilindrada e 10% a 20% em ambiente, mas descerá para as viaturas menos poluentes para incentivar a compra destes carros. Já o selo do carro – ou Imposto Único Sobre a Circulação (IUC) – aumenta 0,5% em todos os automóveis. Isto significa um claro aumento da receita para o Estado. Assim, segundo o comunicado da ANECRA enviado esta segunda-feira, “em termos de receita do Imposto Sobre Veículos (ISV), face ao ano de 2015, prevê-se um crescimento de 15,3% correspondente a mais de 87 milhões euros”. Ou seja, isto totalizará 660,6 milhões de euros em 2016 face aos 573 milhões de euros conseguidos em 2015. Em relação ao selo do carro, a estimativa do Orçamento apontam para que o Estado encaixe uma receita líquida de 311,2 milhões de euros, que reflete “a tendência de crescimento deste imposto, bem como o crescimento da venda de automóveis em 2015”. (Dinheiro Vivo)

por Ana Baptista

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA