Reino Unido: País “terá mais êxito numa Europa reformada” – David Cameron

(EURONEWS)

David Cameron defendeu, esta manhã no Parlamento britânico, que o Reino Unido ao permanecer na União Europeia vai conseguir “o melhor dos dois mundos”, depois de aprovadas as propostas de reforma, de Londres.

O primeiro-ministro disse, ainda, que o país “terá mais êxito numa Europa reformada”.

“Se permanecermos, a Grã-Bretanha vai estar lá, para controlar o orçamento, afastar legislação desnecessária e assegurar que os compromissos, que assegurámos nestas negociações, sejam cumpridos, assegurando, assim, que a Grã-Bretanha pode ter o melhor dos dois mundos”, assegura David Cameron.

Para o líder do Partido dos Trabalhadores e defensor da permanência na União Europeia, Jeremy Corbyn, o acordo proposto por Cameron é vazio e não passa de ruído.

“Acreditamos que o primeiro-ministro tem vindo a negociar as metas erradas, de forma errada, por razões erradas. Apesar de todos este barulho, o primeiro-ministro acabou, exatamente, onde ele sabia que iria acabar: defendendo a permanência na Europa, que foi sempre o seu objetivo, apesar do espetáculo da negociação, coreografado para as câmaras de televisão, de todo o continente”, acusa Corbyn.

Os principais jornais britânicos não poupam David Cameron, alguns apelidando o acordo proposto de “farsa”, “piada” e “ilusão”.

A tarefa do primeiro-ministro para convencer os britânicos a votar na permanência numa “Europa reformada”, no referendo, prevê-se conturbada.

O escrutínio poderá ser marcado para 23 de junho, não havendo, ainda, data confirmada. (EURONEWS)

por Miguel Roque Dias | com REUTERS, AFP

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA