RDC: Presidente Kabila enaltece reforço da confiança entre Estados da região dos Grandes Lagos

Joseph Kabila (REUTERS)

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC) Joseph Kabila, enalteceu nesta quarta-feira, em Kinshasa, o facto de os países dos Grandes Lagos restabelecer a confiança entre si e de reforçarem as sua capacidades colectivas e individuais de resolução pacífica dos conflitos com vista a segurança regional e a criação de um quadro macroeconómico estável.

Joseph Kabila discursava na abertura da conferência sobre investimento privado na região dos Grandes Lagos, cuja presidência rotativa é de Angola, desde Janeiro de 2014.

Ladeado do vice-presidente da República de Angola, Manuel Vicente, o estadista democrático congolês sublinhou o facto de o seu país e a região viverem actualmente uma nova fase daquela que era caracterizada pela banalização da vida humana devido a guerra.

“Hoje há um caminho para a paz com vista atrair o investimento privado na região e oferecer o bem-estar na população, particularmente, da sua juventude.

Declarou que os países da região, com uma população jovem calculada em 370 milhões, solos ricos, milhões de hectares de terras cultiváveis, uma taxa média de crescimento de 5,8%, representam um mercado atraente para no investimento privado.

Para o Presidente Kabila, doravante a região passa a ser de oportunidades e de negócios e espera que a Conferência traga uma verdadeira inteiração entre os actores do sector privado e os decisores políticos a nível nacional, regional e internacional com vista a consolidar a subida em potencial de crescimento em curso.

O estadista democrático congolês apelou também para a eliminação de obstáculos a circulação de pessoas e bens na região.

Aconselha os Estado membros a criarem um quadro legislativo favorável a implementação da parceria privada e o combate a corrupção que está invadindo a função pública. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA