RDC: Ban Kim-moon apela a promoção da paz para o desenvolvimento da região dos Grandes Lagos

Secretario-Geral da ONU Ban Ki-moon. (AFP)

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Kim-moon, apelou hoje, quarta-feira, em Kinshasa RDC, ao prosseguimento dos esforços visando a promoção da paz para o desenvolvimento dos Estados da região dos Grandes Lagos.

Discursando na cerimónia de abertura da Conferência sobre investimentos privados na região dos Grandes Lagos, Ban Kim-moon considerou “a paz e o desenvolvimento como faces da mesma moeda” e “fontes para eliminar conflitos”.

Afirmou que a região dos Grandes Lagos é a das mais ricas do continente africano e encorajou os líderes da região a promover um clima de ” investimentos responsáveis ” que contribuam para a “criação de empregos decentes, melhorar as condições de vida e a esperança dos cidadãos “.

Pediu aos governantes e investidores a criação de parcerias para a integração económica que contribuam, efectivamente, para a criação de riqueza e eliminar os focos de conflitos.

Ban Ki-moon falou da necessidade de uma boa governação e de instituição do Estado de Direito que propicie o desenvolvimento económico para garantir boa qualidade de vida as populações, priorizando as mulheres.

Pediu consultas inclusivas entre empresários, o Estado e a sociedade civil para identificar as oportunidades de promoção do desenvolvimento sustentável em cada país.

Aconselha os governos a adoptarem a resoluções para enfrentar os desafios resultantes das alterações climáticas, acordados em Dezembro passado, em Paris, França. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA