Pré-olímpico: Seleccionador promete convocar os melhores do Bic Basket

Tunísia Afrobasket 2015: Meias Finais Angola e Tunísia (Foto: Clemente dos Santos)

O seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino, Carlos Dinis, afirmou hoje, em Luanda, que serão convocados para o torneio pré-olímpico os que mais se destacarem no Campeonato Nacional, independentemente da idade.

Falando à imprensa, depois de um encontro com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), em Luanda, o novo técnico dos vice-campeões africano disse que o Bic Basket será determinante para definir quem merece ou não ser chamado e que não fará nenhuma “revolução”.

“Se os mais novos efectuarem uma boa competição, naturalmente que serão convocados, se os mais velhos (mais experientes) estiverem melhor serão chamados, se ambos se saírem bem então, obviamente, que vamos equilibrar”.

“Desde 80 que vencemos o africano de juniores que fizemos transições calmas, desta vez não será diferente, não haverá nenhuma revolução”, salientou.

Quanto aos objectivos, informou que vai aproveitar a prova para potenciar os jogadores, tendo em conta o africano de 2017.

“O objectivo é jogar bem e começar a trilhar o caminho para o Afrobasket2017. Se conseguirmos nos qualificar para os Jogos Olímpicos estaremos felizes, se não acontecer não ficaremos tristes, porque sabemos que uma competição muito difícil, ao nível dos próprios jogos ou mundial. No entanto, sabemos que os nossos jogadores por norma se agigantam nestes jogos”, frisou.

Explicou que a FAB já trabalha na criação de condições para uma boa preparação, realçando o facto de, pela primeira vez, indicar o seleccionador com cerca de cinco meses de antecedência.

Carlos Dinis, que vai continuar a orientar o ASA, disse ainda que pretende estagiar num país próximo, para se adaptar ao clima, salientando que será competitivo e não de preparação.

“Teremos pouco tempo depois de terminar o Campeonato Nacional, por isso vamos efectuar um estágio competitivo (com jogos) e não de preparação”, acrescentou.

O torneio pré-olímpico, qualificativo aos Jogos Olímpicos de 2016, vai decorrer de 4 a 11 de Julho em três países. O grupo de Angola terá como sede a Sérvia e integra o país anfitrião, e o Porto Rico, no grupo A. (ANGOP)

1 COMENTÁRIO

  1. Compreende-se que não há necessidades de fazer-se uma revolução,mais os indicadores de alguns jovens que se encontram nas academias nos Estados Unidos, e são integrantes da Selecção sub 18 são satisfatórios, e dever-se-ia nos convocados a missão Pré-Olímpicos, pudessem enquadrar alguns jovens destes escalões,por formas a que comecem a ambientalizar-se nesta competições.

    Por outro lado, foi e tem sido com agrado que alguns jovens têm partido de Angola para os Estados Unidos, onde não só do ponto de vista desportivo,mais académico melhorarão as suas performances. São jogadores bastantes jovens e com muito boa altura, e que acalentam-nos esperanças de uma futura selecção forte,pois num país com este(EUA),que tradicionalmente basquetebolístico, os nossos jovens aprenderão novas técnicas,a competição interna é outra e se,trabalharem com afinco,quem sabe se nos próximos anos deste leque não ingressarão a National Basquetebol Association!

    Aos nossos dirigentes,o apoio necessários a estes jovens,continuem a captar talentos porque aqui a muitos!

DEIXE UMA RESPOSTA