Pontos focais do comércio da CPLP preparam reunião de ministros

Primeira Reunião Técnica Extraordinária dos pontos focais do Comércio da CPLP (Foto: Lino Guimarães)

A primeira reunião técnica extraordinária dos Pontos Focais do Comércio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), iniciada hoje, na capital angolana, está a avaliar o projecto consolidado do quadro de implementação de medidas para o comércio e investimento.

Inserida no âmbito das deliberações constantes na declaração do primeiro encontro de ministros realizado em Maio de 2012, em Luanda, o encontro tem a duração de dois dias e visa dar continuidade ao tratamento técnico das considerações saídas da reunião anterior de ministros.

No evento está também a ser apreciada a proposta de acção estratégica para o desenvolvimento das relações de comércio e investimento na CPLP e preparado o encontro de ministros a realizar-se a 24 deste mês, em Dili, Timor-Leste.

Em declarações à Angop, o porta-voz do encontro, Amadeu Leitão Nunes, disse que as relações económicas entre os países da CPLP não são muito fortes, devido a situação geográfica de cada país.

Na cerimónia de abertura, o secretário de Estado do Comércio, Álvaro Paixão Júnior, adiantou que Angola está a trabalhar em programas dirigidos para a diversificação da economia, permitindo maior variação das exportações não petrolíferas, com base nas premissas e metas previamente definidas em programas voltados para as fileiras agro-pecuárias, manufactureira, pesqueira e industrial.

“As nossas trocas comerciais intra CPLP ainda são incipientes para as potencialidades que os nossos países apresentam”, admitiu o secretário de Estado.

Por seu turno, a representante do secretariado executivo da CPLP, Ana Paula Rodrigues, sublinhou que o espaço da comunidade é dotado de um forte potencial geoestratégico e geoeconómico, que congrega países de um elevado potencial económico distribuído por quatro continentes.

A primeira reunião dos pontos focais foi realizada em Novembro de 2015, em Portugal. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA