Novo embaixador sul-africano realça incremento da cooperação bilateral

Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, durante acreditação do novo embaixador da África do Sul, Fannie Mfana Phakola (Esq) (Foto: Lucas Neto)

O reforço no sector da cooperação nos diversos domínios, entre Angola e a África do Sul, foi avançado como prioritário pelo novo embaixador sul-africano, Fannie Mfana Phakolo, no decorrer da sua missão diplomática no país.

O diplomata, que falava à imprensa após fazer entrega ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, das sua cartas credenciais, que lhe permitem dar início das suas funções, destacou também o trabalho com as autoridades angolanos para o reforço das acções que visam paz e segurança na região austral, central de África e no resto do mundo.

Abordado sobre a cooperação entre os dois países face ao actual contexto económico, Fannie Mfana Phakolo realçou o facto de os dois governos estarem a trabalhar para que as adversidades possam ser ultrapassadas.

“A África do Sul tem tecnologias muito avançada e pode ajudar a República de Angola no desenvolvimento económico de Angola e da região austral, da qual os dois países são membros”, precisou .

Fannie Mfana Phakola, nascido aos 21 de Junho de 1957, é licenciado em ciências sociais pela universidade Social de Estudos da Rússia, e exerceu já várias cargos político, social e cultural em Angola, entre 1987 e 1994, pelo Congresso Nacional Africano (ANC).

No seu currículo consta ainda funções como a de coordenador nacional da política educacional do ANC, coordenador nacional de estratégia e formulação, assessor do ministro sul africano do Trabalho, entre outros na SADC.

Ainda hoje, na Palácio Presidencial, o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu as cartas credenciais dos embaixadores da República Democrática do Congo, Gustave Beya Siku, do Rwanda, Alfred Gakuba Kalisa, de Portugal, João José Gomes Caetano, do Vietname, Nguyen Manh Cuong, todos com estatuto de residentes e da Finlândia, Seija Toro, não residente. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA