Namibe: Inaugurada ponte sobre o rio Giraul

Nova ponte sobre o Rio Giraul de Cima poderá ser inaugurada este ano (Foto: Frederico Herculano)

A ponte sobre o rio Giraul de cima, que dista 12 quilómetros da sede do município sede da província do Namibe, foi inaugurada hoje, pelo secretário de Estado da Construção, Alcides de Carvalho, actividade inserida no âmbito das comemorações do 55º aniversário, data que marca o inicio da luta armada.

No acto da inauguração da ponte, o secretario de Estado da Construção, Alcides de Carvalho, considerou o dia de hoje tão importante para os angolanos, pois o 4 de Fevereiro é uma data que marca o inicio da luta armada e de libertação nacional.

“A inauguração desta ponte faz parte de um vasto leque de acções que vem sendo desenvolvido em todo o pais pelo Ministério da Construção, no âmbito do Programa de Desenvolvimento 2013-2017, no que concerne a construção de infra-estruturas rodoviárias, melhorando assim as condições de vidas das populações como do desenvolvimento económico do Pais”, disse o ministro no acto da inauguração da ponte sobre o rio giraul.

O responsável referiu ainda que o referido empreendimento irá contribuir bastante para o desenvolvimento sócio-económico da província, permitindo assim uma maior circulação de pessoas e bens proporcionando, deste modo, maior emprego no seio da juventude e articulação entre as duas províncias vizinhas (Namibe e Huila).

“Este será um ponto de referência dentro do contexto geográfico que particulariza a sua localização e, por este facto, apelo aos automobilistas e a população em geral que saibam preservá-la, utilizá-la quanto aos critérios estipulados de conservação e para que contribua na sua maior durabilidade”, acrescentou.

O representante da empresa construtora denominada “sociedade de empreendimentos e obras públicas- SEOP”, Alexandre Baptista, em declarações a Angop, salientou que a ponte possui uma estrutura completamente pré-fabricada, com um total de 605,70 metros de comprimento, 8 metros de altura, duas faixas de rodagem e que liga as duas províncias do Namibe e Huíla.

A mesma foi construída em substituição da ponte que em Março em 2011 desabou com as cheias. “ Actualmente esta é mais elevada em relação a anterior com uma diferença de 4,5 metros de altura e foi orçada em 4.480.000.000,00 AKz.

Importa realçar que o governante vai ainda inaugurar uma escola e uma unidade de captura e transformação do pescado no municipio do Tômbwa. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA