MPLA apela OMA a encarar IX assembleia com responsabilidade

Moxico: Decorre Assembleia da OMA (Foto: Kynda Kyungo)

O primeiro secretário do MPLA do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, apelou hoje, sábado, no Luena, as militantes da Organização da Mulher Angolana (OMA), a encararem com responsabilidade os debates a serem promovidos na IX assembleia de balanço e renovação de mandatos.

Ao proceder a abertura do evento que culmina ainda hoje com a eleição de uma nova secretária provincial, disse que o conclave reveste-se de muita importância por agendar questões que darão nova dinâmica no funcionamento da OMA, face aos futuros desafios.

Referiu que o programa de acção da OMA para o quinquénio 2016/2021, contém importantes orientações que devem merecer igualmente uma especial atenção das militantes.

Orientou ainda que se dê particular atenção a questão do exercício dos direitos humanos e de cidadania, família e a igualdade de género, mulher no poder e na tomada de decisões, promoção do bem-estar social, capacitação como estratégia da inclusão da mulher rural, entre outros.

“Liberdade” disse estar convencido que tais questões serão aprofundadas no VI congresso nacional da OMA, a decorrer de dois a cinco de Março próximo, em Luanda, que deliberará orientações mais concretas para materializar-se o referido programa que deve ter impacto na sociedade.

Apelou às mulheres filiadas na organização, no sentido de manterem-se firmes e unidas em torno das medidas essenciais definidas pelo executivo que visam ultrapassar as dificuldades que o país está a viver, decorrente da crise económica.

A secretaria provincial cessante da OMA, Albertina Tchitumbo, está a orientar a assembleia que decorre sob lema “Mulher Angolana: Firme pela igualdade e Bem-Estar Social”, e conta com 445 delegadas.

Os trabalhos estão a ser acompanhados pela coordenadora do grupo de acompanhamento do comité nacional da OMA para o Moxico, Eugenia Ezequiel da Silva. (ANGOP)

Angop/mt/yd

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA