Morre Ramón Castro, irmão mais velho de Fidel e Raúl

(REUTERS/ Claudia Daut/Files)

Ramón Castro, o irmão mais velho dos líderes cubanos Fidel e Raúl Castro, morreu nesta terça-feira (23) aos 91 anos de idade, informou a média cubana.

De acordo com a televisão estatal de Cuba, Ramón faleceu na manhã desta terça-feira (23), em Havana, de causas não divulgadas. Seus restos foram incinerados e deverão ser levados a Birán, terra natal dos irmãos Castro.

Nascido em 14 de Outubro de 1924, Ramon não teve uma participação tão activa como Fidel e Raúl na revolução cubana, mas chegou a prestar grande ajuda aos irmãos durante o período mais activo de sua guerrilha, organizando uma rede de abastecimento das tropas revolucionárias, enviando-lhes suprimentos como armas e mantimentos.

Passado o período revolucionário, Ramón optou por se manter no sector agropecuário, tendo sido o principal responsável por muitas das iniciativas agrícolas de Cuba desde a revolução. Focando seus esforços principalmente na lavoura de cana de açúcar e na criação de gado, chegou a ser director do Plano Especial Genético de Valle de Picadura e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar.

Segundo nota oficial, Ramón recebeu do governo cubano “diferentes reconhecimentos e ostentava o título de Herói do Trabalho da República de Cuba”. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA