Ministro do Interior de Angola visita Moçambique para reforço da cooperação

O ministro do Interior de Angola, Ângelo Veiga Tavares, vai visitar Moçambiquedurante trêss dias Foto: Lusa/D.R

O ministro do Interior de Angola, Ângelo Veiga Tavares, desloca-se quinta-feira a Moçambique para o reforço da cooperação no domínio da segurança e ordem pública, foi hoje anunciado em Luanda.

Uma nota de imprensa do Ministério do Interior, enviada à agência Lusa, refere que durante três dias Ângelo Veiga Tavares deverá igualmente ser recebido em audiência pelo Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

A visita do governante angolano à Moçambique tem ainda como objetivo a identificação de novas passíveis de cooperação de interesse comum.

Os Ministérios do Interior de Angola e de Moçambique desenvolvem a sua cooperação com base no Acordo Geral de Cooperação no Domínio da Segurança e Ordem Interna, assinado em 2003, e no Protocolo Adicional de Cooperação no Domínio Policial, rubricado em 2008, entre os comandos-gerais das Polícias dos dois países.

A cooperação entre os dois órgãos estatais é desenvolvida com base nestes dois instrumentos jurídicos, que regula e definem as linhas gerais de cooperação entre as partes, nas áreas da formação de pessoal, assessoria técnica, apoio institucional, fornecimento de equipamentos, consultas, intercâmbio de delegações e partilha de informações.

De acordo com o documento distribuído à imprensa, no decorrer da visita do governante angolano deverá ser concluído o processo de negociação para a assinatura do Acordo de Facilitação de Visto em passaportes ordinários, para a dinamização da circulação de pessoas e bens.

Ângelo Veiga Tavares faz-se acompanhar na sua visita, que termina no domingo, de uma delegação integrada pelo comandante-geral da Polícia Nacional, diretores-gerais dos Serviços de Investigação Criminal, de Migração e Estrangeiros, de Proteção Civil e Bombeiros, entre outros funcionários daquele Ministério. (Agência Lusa – NME/EL)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA