Malanje: Saúde pública alerta população a prevenir-se da febre-amarela

(DR)

O departamento provincial de saúde pública e controlo de endemias de Malanje alertou hoje, terça-feira, a população a prevenir-se da febre-amarela, apostando no uso mosquiteiros e reforçar as medidas de saneamento básico.

De acordo com um documento chegado hoje, terça-feira, à Angop, a população foi aconselhada a evitar o acumulo de água limpa por mais de dois dias, manter os reservatórios de água sempre tapados, colocar areia no prato dos vasos de plantas para evitar água acumulada, bem como evitar garrafas, latas e outros objectos abertos e expostos, para não acumular água da chuva.

“A população deve por outro lado manter os pneus em locais secos e seguros, não jogar lixo em terreno baldio, evitar o acumulo de lixo, evitar as águas estagnadas, tanto limpa como suja e capinar ao redor das casas” refere o documento.

Segundo ainda o documento, o indivíduo com sinais de febre, dores de cabeça, fraqueza, vómitos, diarreia, olhos amarelados ou urina amarelada, manchas de sangue em qualquer parte do corpo, deve urgentemente dirigir-se a unidade sanitária mais próxima e evitar tomar remedeio por iniciativa própria, nem fazer uso da receita de outrem.

Os primeiros casos confirmados de febre-amarela, aconteceram nas províncias da Huíla e Luanda, tendo sido por isso, decretado o estado de alerta pelo ministro da saúde, José Van-Dúnem. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA