Lunda Sul: Médicos promovem feira da saúde

(Foto: Hélder Dias)

Os habitantes da sede do município de Dala, 160 quilómetros a norte da cidade capital da província da Lunda Sul (Saurimo), têm uma diversidade de serviços de saúde disponibilizados quinta-feira, numa feira comunitária, que está ser promovida pelo Comité de Especialidade dos Médicos do MPLA.

A feira inserida nas comemorações do 55º aniversário do inicio da Luta de Libertação Nacional, dispõem serviços de vacinação, prevenção à malária, farmácia, controlo da hipertensão arterial, laboratório, pediatria, obstetrícia, clínica geral e testagem do HIV e malária.

Após as consultas, apurou a Angop no local, os cidadãos diagnosticados com alguma patologia foram-lhes passada receitas médicas e receberam medicamentos para combater as doenças.

Estiveram no local sete médicos, 12 técnicos superiores de enfermagem, além de outros especialistas em obstetrícia e análises clínica.

Na ocasião, o secretário do comité, Costa Samuquinda, fez saber que o projecto visa fazer o acompanhamento sanitário das populações nas aldeias onde há escassez de médicos, através da promoção da feira de saúde, tendo mostrado a sua satisfação pelo facto de a população corresponder as expectativas da organização.

Acrescentou, em declarações à imprensa, que para o êxito da feira, o comité levou para o município fármacos essenciais para o tratamento das doenças diagnosticadas.

Dados preliminares do Censo Geral da População e Habitação, realizado em Maio de 2014, referem que o município do Dala tem 26 mil e 753 habitantes. É constituido pelas comunas de Dala, Cazage e Luma-Cassai. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA