Huíla: Responsável realça papel das instituições de ensino privado

Lúcia Ngueve - chefe de secretaria da administração da Matala (Foto: Fernando Jamba)

A chefe da secretaria-geral da Administração Municipal da Matala, província da Huíla, Lúcia Ngueve, realçou hoje, sexta-feira, o papel das instituições de ensino privado existentes na circunscrição, que têm contribuído para a redução do número de crianças fora do sistema de ensino.

Em declarações à Angop, depois de uma visita efectuada a três instituições do ensino privado, Lúcia Ngueve reconheceu que os colégios têm sido fundamentais no processo de formação dos alunos nas diversas especialidades.

As escolas privadas, reforçou, são parceiras do Governo no processo formativo, atendendo que não pode ser apenas o Estado a garantir a educação das pessoas.

“As escolas privadas contribuem significativamente no alcance dos objectivos do Executivo angolano, no tocante ao plano Nacional de Formação de Quadros”, frisou.

Disse que o objectivo da visita às instituições do ensino privado do município foi constatar seu grau de funcionamento, organização e as condições materiais.

Mais de 74 mil crianças do município da Matala estão matriculadas, esse ano lectivo, em 84 escolas do I e II ciclo do ensino secundário. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA