Huambo: Dezasseis grupos desfilam no Saidi Mingas

Huambo: Pormenor da edição anterior do Carnaval (Foto: Edilson Domingos)

Dezasseis grupos carnavalescos da província do Huambo desfilam hoje (terça-feira) na praça Saidi Mingas, na festa do Carnaval 2016

Na região, o Carnaval tem as classes infantil, já realizada, a adulta e a de dança tradicional, sendo que as duas últimas disputam-se hoje, com grupos vindos dos 11 municípios da província.

Os foliões vão destacar os hábitos e os costumes da região do Planalto Central, através de danças folclóricas Onhatcha, Okondonda, Otchissosi, Sawaya, Olundongo, Okatita e Elisemba.

A chefe do Departamento de Acção Cultural, Victoria Navimbi, garantiu estarem reunidas as condições necessárias para o êxito do desfile provincial, assim como os prémios, cujos valores ainda são desconhecidos.

No entanto, o Entrudo será marcado pela desistência do grupo das Artes, vencedor da edição 2015 do Carnaval de adultos, tal como confirmou o seu coordenador, Pascoal Nhanga.

A falta de condições para adquirirem a indumentária dos foliões e dar algum estímulo de participação aos mesmos estão na base da decisão, segundo justificou.

“Lamentamos a nossa desistência, porque, como sabem, para participarmos é preciso que estejam criadas as condições necessárias como a logística, finanças, indumentária e outros elementos que fazem parte desta grande manifestação cultural”, salientou.

A praça Saidi Mingas, engalada a preceito, regista já alguma movimentação com a montagem das barracas de comes e bebes.

A classe infantil, realizada no domingo, foi ganha pelo grupo Okutiuka. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA