Huambo: Camponeses da Caála prevêem colher 400 mil toneladas de produtos diversos

Campos cultivados no municipio da Caála (Foto: Estevão Manuel)

Quatrocentos mil toneladas de produtos diversos cultivados pelos camponeses do município da Caála, província do Huambo, vão ser colhidas na campanha agrícola 2015/2016, contra 267 mil colhidas no período anterior.

A informação foi avançada à Angop, domingo, pela directora da Repartição da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Administração do Município da Caála, Fátima André, tendo realçado que poderão ser colhidos produtos como o milho, feijão, soja, amendoim, batata-rena, doce, mandioca, frutas e hortícolas diversas, cultivadas nas comunas da Catata, Cuima, Calenga e comuna sede do município.

Segundo a responsável, a perspectiva é que este ano haja boa colheita por causa do empenho das famílias camponesas e das chuvas que caem regularmente.

Explicou que a produção está a ser desenvolvida por 51 mil e 897 famílias camponesas, numa área de 83 mil e 203 hectares de terra.

O processo de produção envolve também os camponeses filiados em 98 cooperativas e 68 associações que já praticam agricultura para fins comerciais, visando a garantia do desenvolvimento socioeconómico do município da Caála.

Fátima André disse que as famílias camponesas também estão a desenvolver piscicultura, para a diversificação da dieta alimentar e melhorar as condições de vida nos lares. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA