‘Homem-árvore’ passa por 1ª operação para retirada de sua ‘casca’ e passa bem

Abul retirou as verrugas de apenas uma das mãos; falta a outra e dois pés. (Getty Images)

O jovem de 26 anos Abul Bajandar, conhecido como “homem-árvore” em Bangladesh, passou pela primeira intervenção cirúrgica neste domingo (21) e passa bem, informaram as agências de notícias internacionais.

Ele foi operado no Hospital Universitário de Daca, a principal instituição de saúde pública do pequeno e populoso país. Segundo informações do coordenador Samanta Lal Sen à EFE, o processo demorou três horas e só tratou de sua mão direita.

Bajandar desenvolveu verrugas que mais parecem uma casca de árvore. Restam ainda a outra mão e os dois pés.

“A primeira operação foi um sucesso. Agora, temos que fazer testes e análises para continuar operando o resto de suas extremidades dentro de três semanas”, afirmou à agência o médico responsável pelo processo, que também fez questão de adiantar que o paciente está bem “e sorri”.

O rapaz, que vive em uma pequena aldeia na cidade de Khulna, começou a perceber as verrugas há pelo menos dez anos e, com o passar dos anos, precisou deixar de usar as mãos para realizar suas actividades. Em Janeiro, ele foi internado.

O fenómeno no corpo de Bajandar é a epidermodisplasia verruciforme, uma doença ainda muito pouco estudada. Rara e sem cura, a deformidade é tratada a fim de proporcionar um alívio ao paciente, melhorar sua condição e tentar conseguir com que suas mãos e pés voltem a ser funcionais.

Ex-motorista, o homem tem uma filha de três anos e é casado, mas precisou abandonar o emprego em função da doença. Actualmente, desempregado, ele pede esmolas na rua. (YAHOO)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA