Governo sírio autoriza ajuda humanitária a sete zonas sitiadas

(AFP)

O governo sírio aprovou o acesso a sete zonas sitiadas para possibilitar a entrega de ajuda humanitária da ONU, a qual deve chegar em breve – anunciou nesta terça-feira o Escritório das Nações Unidas para Ajuda Humanitária (Ocha, na sigla em inglês).

“Soubemos que o governo sírio aprovou o acesso a sete zonas sitiadas”, declarou à AFP uma porta-voz da Ocha, após a visita hoje a Damasco do enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura.

Segundo a porta-voz, essas áreas compreendem “Deir Ezzor, Foua e Kafraya, na província de Idleb, Madaya, Zabadani, Kafar Batna e Mauadamiyat al-Cham”, acrescentou a porta-voz.

“As agências humanitárias e seus parceiros preparam os comboios para essas zonas, para que eles possam partir assim que possível, nos próximos dias”, completou.

Mais cedo hoje, Staffan de Mistura anunciou o envio na quarta-feira de um comboio para várias cidades sitiadas pelo governo, ou por rebeldes.

“Está claro que é dever do governo sírio atender a todos os sírios e de permitir à ONU contribuir com uma ajuda humanitária, depois de tanto tempo”, declarou De Mistura à imprensa, após uma reunião em Damasco, nesta terça, com o ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mouallem. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA