Enaltecido apoio do Presidente da República na elaboração da história de África

Presidente da República, José Eduardo dos Santos (DR)

O apoio do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, na elaboração do IX volume da história geral da África, foi enaltecido nesta segunda-feira, em Luanda.

Segundo o embaixador de Angola junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Diakumpuna Sita José, o apoio do estadista angolano foi preponderante para a elaboração do IX Volume da História Geral de África, cujo comité científico decorre em Luanda.

Sita José falava à imprensa a margem da cerimónia da abertura, pelo Vice-presidente da República, Manuel Vicente, da IV reunião do conselho científico internacional do IX volume da história geral de África.

Declarou que o IX Volume visa corrigir várias omissões em termo de factos históricos, pelo facto de os anteriores oito terem sido escritos na visão europeia.

Lembrou que Angola, depois de um encontro entre o Chefe de Estado com a directora-geral da UNESCO, financiou com cerca de 900 mil dólares a organização para apoiar a produção de uma nova versão, que incluiria os capítulos omissos, abrangendo fundamentalmente a história da Diáspora africana, que não consta dos outros volumes.

“No essencial este novo volume será traduzido em português para uso pedagógico do ensino primário ao universitário, mediante o emprego de novas metodologias e técnicas de ensino, sobretudo para formadores e cientistas”, explicou.

Declarou que no essencial, este volume vai ajudar a sua inserção nos curriculum escolares e uniformizar o ensino da história do continente. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA