Debate Republicano: Todos contra Rubio (vídeo)

(EURONEWS)

No último debate republicano antes das primárias do New Hampshire, Marco Rubio foi o alvo de todos os adversários.

O jovem senador da Florida surgiu num honroso terceiro lugar no “caucus” do Iowa, a 1% de Donald Trump, e tem vindo a subir nas sondagens.

Os adversários atacam a sua falta de experiência.

Mas Marco Rubio contra-ataca: “Experiência não é só o que se fez, mas também como funcionou. Durante a gestão de Chris Christie, a nota do crédito do New Jersey foi desvalorizada nove vezes. Este país já tem um problema de défice. Não precisamos de o acentuar, elegendo alguém que já tem a experiência de destruir a nota do crédito do seu próprio Estado.”

O candidato Chris Christie ripostou, não sobre o conteúdo, mas sobre a forma: “Estão a ver? É nisto que eu quero que pensem todos, lá em casa: isto é o que Washington faz. Começar com uma tirada forte, com informação incorreta e incompleta, e terminar com os 25 segundos memorizados das palavras ditadas pelos assessores.”

Por seu lado, Donald Trump, favorito nas sondagens republicanas, não esteve à altura, no debate. Sobretudo quando se falou das expropriações – tema quente no New Hampshire, confrontado à construção de um novo gasoduto.

“Quando o direito de expropriação é aplicado, o expropriado recebe uma fortuna. Recebe, pelo menos, o valor do mercado e, se for esperto, consegue receber duas ou três vezes o valor da propriedade”, defendeu Trump.

Jeb Bush, igualmente candidato, contra-atacou: “A diferença entre expropriação para o interesse público, como o Donald DISSE, aplica-se a estradas, infraestruturas, gasodutos, etc… Isso é interesse público. Mas o que o Donald FEZ foi tentar expropriar uma idosa de Atlantic City para construir um casino. Isso não é interesse público, isso é errado.”

Mas o momento mais hilariante da noite foi a entrada dos aspirantes a candidatos no palco. O protocolo falho e gerou-se uma enorme confusão nas apresentações. Ben Carson e Donald Trump não ouvem ao serem chamados; John Kasich é esquecido.

As primárias do New Hampshire decorrem na próxima terça-feira. (EURONEWS)

por Dulce Dias | com ABC, REUTERS, NJ.COM, GLOBO

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA