Cuando Cubango: Largo 23 de Março pronto para acolher acto central do 55º aniversário do 4 de Fevereiro

Cuando Cubango: Largo 23 de Março acolhe acto central do 4 de Fevereiro (Foto: Armandio Morais)

O Largo 23 de Março, que visa homenagear os heróis da Batalha do Cuito Cuanavale, está com condições técnicas e de acomodação para acolher o acto central do 55 aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional que hoje, quinta-feira, se assinala.

O acto será orientado pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, que será recebido esta manhã, no aeroporto Comandante Kwenha, cidade de Menongue, pelo governador do Cuando Cubango, Pedro Mutinde, acompanhado de membros do governo local, central, entidades religiosas, entre outros.

O governo do Cuando Cubango, no âmbito do acto central da efeméride, efectuou, através da administração municipal de Menongue, anfitriã da cerimónia, trabalhos de restauro do Largo 23 de Março, estando assim preparado para efeito, bem como a mobilização dos munícipes e outras entidades estatais e privadas para honrar a bravura dos heróis nacionais.

Fruto disso, logo pela manhã é notaria a afluência dos munícipes e outras forças da cidade de Menongue nas ruas que vão à direcção ao referido largo, no sentido de participarem na cerimónia central do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, facto que mostra a atenção atribuída à efeméride de transcendental importância para a história do povo angolano.

A nível provincial a jornada do 4 de Fevereiro foi aberta dia 1 do corrente na Escola de Formação de Professores do Futuro, comuna do Missombo, 15 quilómetros a sul da cidade de Menongue, pelo vice-governador do Cuando Cubango para o sector político e social e coordenador provincial das actividades da efeméride, Pedro Camelo, e termina no próximo dia 16 deste mês.

Consta da composição da delegação ao acto central, quadros do Ministério da Administração do Território, com destaque para o secretário de Estado para os Assuntos Institucionais, Adão de Almeida, e do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (ACVP), com referência para o secretário de Estado dos ACVP, Clemente Cunjunca.

Fazem parte da composição quadros do Ministério da Cultura, com a presença do Director Nacional de Acção Cultural, Carlos Vieira Lopes, a ministra da Família e Promoção da Mulher, Maria Filomena de Fátima, e o membro do Bureau Político do MPLA, Paulo Kassoma.

Para o acto central estarão presentes, a deputada da Unita, Regina Eduardo, o membro do conselho presidencial da CASA-CE, David Kissadila, o secretário para Assuntos Políticos da FNLA, Tristão Ernesto, o secretário-geral da Associação dos Heróis do 4 de Fevereiro, Agostinho Miguel Inácio, a rainha do 4 de Fevereiro de 2016, Engrácia Peliganga, e o secretário-geral da Federação dos Antigos Combatentes, Vicente Júnior. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA