CPM aumenta Taxa Básica de Juro de 11 para 12% ao ano

Edifício do BNA (Foto: Lino Guimarães)

Depois analisado a evolução dos principais indicadores macroeconómicos, incluindo o nível geral de preços, o Comité de Política Monetária (CPM) decidiu aumentar a Taxa Básica de Juro – Taxa BNA – de 11,00% para 12,00% ao ano.

Reunido na sua quinquagésima sessão ordinária, o CPM decidiu igualmente aumentar a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 13,00% para 14,00% ao ano e manter a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez a sete dias em 1,75% ao ano.

Quanto a evolução da economia monetária e financeira nacional, constatou que em Dezembro de 2015 a taxa de inflação mensal, medida pelo Índice de Preços no Consumidor da província de Luanda, foi de 1,60%, superior em 0,27 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

A inflação dos últimos doze meses situou-se em 14,27%, superior em 0,98 pontos percentuais comparativamente ao mês anterior.

De acordo com uma nota de imprensa da instituição publicada hoje no Site do BNA, a Classe 01 – “Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas”, com 0,67 pontos percentuais – foi a que mais contribuiu para a inflação registada no mês em análise, enquanto a Classe 12 – “Bens e Serviços Diversos” e a Classe 06 – “Saúde” foram as que mais variaram, com 2,87% e 2,51%, respectivamente.

Dentre as demais províncias, segundo ainda a mesma nota, objecto de recolha oficial do nível geral de preços, por parte do Instituto Nacional de Estatística, Moxico foi a que registou a taxa de inflação mensal mais baixa, isto é, 0,85%, sendo Luanda a que registou maior variação.

No mesmo período, a LUIBOR Overnight situou-se em 11,31%, ao ano, e nas maturidades de 3 e 12 meses em 11,88% e 12,84%, ao ano, respectivamente.

Dados preliminares indicam que no mês de Dezembro, o crédito à economia cresceu 17,50% em termos acumulados, desde o início do ano, enquanto no mesmo período os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de USD 1.331,00 milhões no mercado cambial, das quais USD 1.176,03 milhões ao Banco Nacional de Angola (BNA) e o remanescente aos seus clientes.

No Mercado Cambial Primário, a taxa de câmbio média de referência no mês de Dezembro estabilizou-se face ao mês anterior, tendo-se situado em Kz 135,315 por dólar dos Estados Unidos da América. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA