Chefe de Estado angolano felicita Presidente eleito da RCA

Presidente José Eduardo dos Santos discursa durante cumprimentos de ano novo (Foto: Francisco Miudo)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, felicitou, por mensagem, o Presidente eleito da República Centro Africana, Faustin-ArchangeTouadéra, pela sua recente vitória nas eleições realizadas naquele país africano.

De acordo com uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República chegada hoje (quarta-feira) à Angop, o estadista considerou que a vitória eleitoral traduz, de forma inequívoca, a confiança que o povo depositou em Faustin-ArchangeTouadéra para levar a cabo o processo de consolidação da paz, da estabilidade e da democracia na República Centro Africana.

O Chefe de Estado angolano, na sua mensagem, exprime ainda o desejo de fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os dois países.

Faustin-ArchangeTouadéra, que também já foi primeiro-ministro da RCA, venceu o segundo turno das eleições com 62,71% dos votos contra 37,29% para seu rival, Anicet-Georges Dologuele.

Agora responsável por recuperar um país entre os mais pobres do planeta, que mergulhou no caos após os massacres de 2013-2014, Touadéra obteve 695.059 votos, contra 413.352 para Dologuele.

A República Centro-Africana alcançou a sua independente da então potência colonial, a França, a 13 de Agosto de 1960 e é um país localizado no centro da África, limitado a Norte pelo Chade, a Nordeste pelo Sudão, a Leste pelo Sudão do Sul, a Sul pela República Democrática do Congo e pela República do Congo, e a Oeste pelos Camarões. A capital do país é a cidade de Bangui.

Apesar de suas jazidas minerais significativas e outros recursos, tais como reservas de urânio, petróleo, ouro, diamantes, madeira e energia hidrelétrica, bem como quantidades significativas de terras aráveis, a República Centro-Africana está entre os dez países mais pobres do mundo. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA