Castro e Hollande: uma nova etapa nas relações entre Cuba e a UE (vídeo)

(EURONEWS)

Raúl Castro e François Hollande acordaram, esta segunda-feira, um roteiro para o desenvolvimento das relações entre Havana e Paris.

Esta é a primeira visita a França e à Europa do presidente cubano, em retribuição da visita do presidente francês a Cuba, no ano passado – a primeira de um dirigente europeu à ilha, após a normalização das relações entre a ilha e os Estados Unidos.

Para Raúl Castro, é a porta aberta para a Europa: “Agradecemos a liderança da França no fomento da construção de uma nova etapa nas relações entre a União Europeia e Cuba.”

François Hollande, por seu lado, reiterou a vontade francesa de ver rapidamente oficializado o fim do embargo norte-americano à ilha: “O presidente Obama, que já fez inúmeros gestos, deve – como ele próprio disse – ir até ao finam e permitir o fim deste vestígio da guerra fria.”

Durante este primeiro dia de visita, os dois países assinaram uma série de acordos, abrindo a porta a uma mais estreita cooperação em setores como a economia, as finanças, a educação ou a cultura.

As trocas comerciais entre França e Cuba alcançam, atualmente, cerca de 180 milhões de dólares anuais – um número que Paris estima muito aquém das potencialidades. (EURONEWS)

por Dulce Dias

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA