Boas Novas no Campo: Agricultores de Pernambuco realizam o sonho de viver da agricultura irrigada

Codevasf entrega concessão de água aos assentamentos Sol Nascente e Massangano em Petrolina (Crédito: divulgação / Codevasf)
O sonho de viver da própria terra agora é realidade para cerca de 200 moradores dos assentamentos Sol Nascente e Massangano, situados no entorno do perímetro irrigado Nilo Coelho, no município de Petrolina. As comunidades não possuíam concessão da Codevasf para utilização da água dos canais de irrigação do perímetro irrigado, localizado no semiárido pernambucano.
Odair José dos Santos mora no assentamento Sol Nascente e sempre sonhou em retirar o sustento da família da agricultura familiar. Ele mora com a esposa e cinco filhos em uma propriedade de três hectares. Ter água para irrigar as suas terras sempre foi um sonho do produtor. “O nosso sonho sempre foi trabalhar com a terra, retirar o sustento da nossa família do nosso próprio trabalho. Eu quero produzir pinha, caju, e goiabada, pra ajudar na alimentação da minha família”, conta.
Recentemente, os moradores dos assentamentos Sol Nascente e Massangano receberam da Codevasf a concessão de água proporcional a dois hectares por família. Até então elas só tinham acesso à água para uso doméstico. Agora, as comunidades terão água suficiente para irrigar até 80 hectares. “Hoje foi um dia muito importante para o assentamento Sol Nascente porque nós estamos com 5 anos de espera na luta. Foi mais uma vitória que nós conseguimos. Agora nós vamos conseguir crédito no banco e iniciar a irrigação”, conta o produtor.
O analista em desenvolvimento regional da superintendência da Codevasf em Petrolina, Jeremias Lustosa, explica os trâmites realizados pelos técnicos e engenheiros da empresa para efetivação da concessão. “Nós fizemos estudos de solo para verificar se o solo é irrigável, observamos a disponibilidade de água na região e, a partir daí foram criadas associação de produtores legalmente constituídas, para concessão da água aos assentados. Assim, a Codevasf iniciou um novo modelo de irrigação na região”, ressalta Lustosa.
A Codevasf também realiza estudos em outros 5 assentamentos da região. A expectativa é que cerca de 490 famílias sejam beneficiadas pela ação.

(nota de imprensa enviada à nossa redacção com pedido de publicação)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA