Bié: Programa “Água Para Todos” absorve mais de 300 milhões de Kwanzas

Governo amplia investimentos no Programa Água para Todos Foto: Bartolomeu do Nascimento)

Trezentos e sessenta milhões de Kwanzas é o valor que o Governo da província do Bié vai investir, durante este ano, na implementação de projectos ligados ao Programa “Água para Todos”, através da construção de novos sistemas de captação e distribuição de água às comunidades.

Segundo uma nota de imprensa chegada hoje à Angop, na cidade do Cuito, os projectos serão implementados nos nove municípios, nomeadamente, Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Cuito, Chitembo, Cuemba, Cunhinga e Nhârea, num valor de 40 milhões de Kwanzas para cada circunscrição.

O valor, lê-se no documento, servirá ainda para a reabilitação de furos de água potável, chafarizes e a construção de pontos de água nas zonas mais longínquas das sedes municipais.

A província do Bié, possui sete sistemas de captação de água instalados nas sedes municipais, 778 furos artesianos movidos por bombas de motricidade humana e 138 furos assegurados por painéis solares.

Para reforçar o abastecimento de água aos munícipes do Cuito, prevê a construção de uma nova captação, tratamento e distribuição de água potável, a partir do rio Cuquema.

Neste momento, o abastecimento de água à cidade do Cuíto é feito através de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, construído no quadro do Programa “Água Para Todos”, desde 2010.

O sistema possui uma captação, tem 3,1 metros de altura, 28,1 metros de comprimento, com capacidade de bombear sete mil metros cúbicos por dia.

O fornecimento é assegurado por um tanque de armazenamento com capacidade de quatro mil metros cúbicos, e abastece água potável, a mais de cinco mil ligações domiciliares e 59 chafarizes instalados nos bairros periféricos da cidade do Cuito. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA