Bengo: Província ganha Centro de Medicina Física e Reabilitação

(Foto: Divulgação/Internet)

O Centro de Medicina Física e Reabilitação do Bengo foi inaugurado nesta quinta-feira, em Caxito, pelo governador provincial, João Bernardo de Miranda, e testemunhado pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, no âmbito das celebrações do 4 de Fevereiro – dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional.

Este centro é a primeira unidade autónoma do género no Bengo e a segunda no país, podendo converter-se numa referência para as províncias do Cuanza Norte, Uíge, Zaire e Luanda.

A sua vocação é o atendimento de pacientes que tenham deficiência motora resultante de traumas, AVC, doenças infecciosas ou degenerativas.

Construído de raiz, o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Bengo está estruturada com meios para electroterapia, equipamento de estimulação eléctrica, calor e laserterapia.

Possui ainda dois ginásios, onde serão praticadas a cinesioterapia e a mecanoterapia, assim como a massoterapia, podendo atender em simultâneo treze pacientes.

Na ocasião, o director provincial da Saúde no Bengo, António Martins, destacou a importância do centro e considerou-o um ganho para a província, que será preservado continuamente pelos profissionais da saúde e utentes.

Disse que os pacientes do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Bengo terão proveniência de diferentes unidades hospitalares como resultado da sequência de especialidades médicas como a ortopedia, cardiologia e outras. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA