Bengo: Inaugurado sistema de água em Caxito

Inauguração do sistema de água de Caxito (Foto: cedida a Angop)

O sistema de adução, tratamento e distribuição de água para Caxito, no município do Dande, província do Bengo, foi inaugurado quinta-feira, na comuna das Mabubas, pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, no âmbito das celebrações do 4 de Fevereiro – dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional.

O referido sistema tem uma capacidade três vezes maior do que o anterior e vai beneficiar cerca de 65 mil pessoas, tendo sido já efectuadas 2.400 ligações domiciliares em Caxito e 400 em Porto Quipiri.

O ministro da Energia e Águas realçou que o sistema foi um passo em frente, mas o esforço não se esgota aqui, pois tem agora a tarefa de levar a água a todas as casas da cidade de Caxito.

“Temos criada a empresa de água do Bengo, que vai assegurar um serviço de qualidade a todos os seus consumidores. Essa empresa vai garantir a manutenção do sistema que foi construído agora com esse avultado investimento de cerca de 30 milhões de dólares e vai também garantir a formação dos técnicos e cobrar os consumidores”, explicou.

O governante revelou que o projecto se enquadra no programa que visa reabilitar e renovar os sistemas de distribuição de água nas 18 cidades capitais do país.

“Nesse momento temos dez cidades já com sistemas renovados e três outras a serem concluídas, assim como cinco outras cidades com obras a iniciar proximamente”, adiantou.

Por seu turno, o governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, manifestou a sua satisfação pela inauguração do sistema de adução, tratamento e distribuição de água.

A primeira pedra para a construção dos novos sistemas de abastecimento de água potável à cidade de Caxito e ao Porto Quipiri foi lançada em Março de 2012.

No âmbito do 4 de Fevereiro foi inaugurado o Centro de Medicina Física e Reabilitação de Caxito, assim como o auditório do Governo da Província. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA