AT&T inicia testes de conexão super-rápida 5G nos EUA

(AFP)

O gigante americano de telecomunicações AT&T anunciou nesta sexta-feira que começará a testar a quinta geração super-rápida de redes móveis, 5G, que seria até 100 vezes mais veloz do que as actuais.

A AT&T informou que deve começar os testes ainda este ano, em colaboração com a Intel e com o grupo sueco Ericsson.

Os operadores de telecomunicações globais se preparam para o 5G até 2020, mas algumas companhias parecem querer se antecipar a essas previsões.

Com o aumento na velocidade, as novas redes 5G poderão abrir as portas para uma série de serviços, habilitando, por exemplo, cirurgias por controle remoto, ou a circulação de automóveis sem motorista.

“Novas experiências como a realidade virtual, carros sem motorista, robôs, cidades inteligentes e muito mais estão para serem testadas em redes como nunca antes”, disse o chefe de estratégia da AT&T, John Donovan.

“Essas tecnologias serão de imersão, omnipresentes e ajustadas aos clientes. O 5G ajudará a torná-las realidade”, acrescentou.

A AT&T disse que começará os testes de laboratório de 5G no segundo trimestre, e as de campo, em Austin, no Texas, antes do fim do ano.

“Esperamos que o 5G forneça velocidades entre 10 e 100 vezes superiores à média actual das conexões 4G LTE”, completou Donovan.

A Verizon, concorrente da AT&T, também anunciou planos para testar o 5G em 2016. (AFP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA