Arábia Saudita posiciona caças em base turca

(Foto: AP/Saudi Press Agency)

A Arábia Saudita posicionou aviões de combate na base aérea turca de Incirlik, perto da fronteira com a Síria, confirmou neste sábado um conselheiro do Ministério da defesa do país.

Na última semana, Riad já havia afirmado estar pronta para posicionar tropas em solo na Síria para combater o grupo jihadista Daesh (Estado Islâmico).

“Caças sauditas estão posicionados na base aérea de Incirlik, na Turquia, para participarem da campanha aérea da coligação internacional contra o Daesh”, disse o brigadeiro Ahmed Asiri, citado pela rede Al Arabiya.

Asiri afirmou que o número de caças utilizados na missão dependeria dos “alvos traçados pela coligação.” O brigadeiro também apontou que as forças árabes não incluem tropas em solo.

“As aeronaves sauditas na Turquia não são parte de nenhum acordo bilateral, mas estão dentro nos moldes das acções antiterroristas da coligação internacional.”

A coligação liderada pelos Estados Unidos realiza ataques contra o Daesh na Síria desde meados de 2014 sem aprovação de Damasco ou da ONU.

A base de Incirlik fica localizada a oito quilómetros da cidade turca de Adana, perto da fronteira com a Síria. (SPUTNIK)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA