Apresentadas ao Presidente da República três peças da cultura nacional

Museu Regional do Dundo (ANGOP)

Duas máscaras e uma estatueta do povo Tchokwe (grupo étnico originários do Norte de Angola), que haviam sido retiradas do Museu do Dundo, Lunda Norte, foram apresentadas hoje, quinta-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, ao Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, pelo presidente da Fundação Sindika Dokolo.

O Chefe de Estado angolano, que, na cerimónia, se fez acompanhar da sua esposa, a primeira dama da República, Ana Paula dos Santos, ouviu, na ocasião, explicações do angolano Sindika Dokolo, presidente da fundação com seu nome, dos procedimentos e passos dados para que estas peças voltassem ao país.

Segundo Sindika Dokolo, duas delas estavam em posse de coleccionadores europeus, entre eles um cidadão francês e um outro belga, que, durante o processo de negociação, foram indemnizados em valores monetários não revelados.

As peças de arte clássica africana, duas máscaras Pwo e uma estátua rara de uma figura masculina, datadas do final do século XIX, início do século XX, foram retiradas do museu do Dundo, Lunda Norte, durante a guerra civil no país. São aquisições de Sindika Dokolo para a colecção do museu do Dundo.

Voltarão brevemente ao museu, onde estiveram pela última vez. A instituição (Fundação Síndika Dokolo) detém uma colecção de obras etnográficas de madeira, máscaras e esculturas, assim como registos sonoros e fotográficos dos Chokwe desde 1880.

Durante a guerra civil de Angola, entre 1975 e 2002, muitas obras de arte desapareceram do museu, assim como documentação que permita saber o número exacto de obras que faziam parte do acervo.

Os Chokwe são originários do nordeste de Angola e sul da República Democrática do Congo.

Os governadores da Lunda Norte e Lunda Sul, nomeadamente Ernesto Muangala e Cândida Maria Guilherme Narciso, e o rei dos Tchokwe, Muatchissengue Wa Tembo , testemunharam a cerimónia de entrega.

Os ministros de Estado e chefes da Casa Civil e da Casa de Segurança do Presidente da República, designadamente Edeltrudes Maurício da Costa e Manuel Hélder Vieira Dias Júnior marcaram também presença no acto. (ANGOP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA